Trabalhar com Cartão

  Consegui arranjar emprego numa fábrica que fazem embalagens.

Ok vou trabalhar com cartão e vou gostar de certeza.


Entrou muitas pessoas e eu comecei logo a desconfiar. Depois de trabalhar uma semana da parte da manhã com um chefe de máquina excelente, ele foi de férias.

O meu serviço era colocar o cartão, já recortado, na máquina e depois ela dobrava e colava e eu estava a adorar. O chefe mudou e eu trabalhei mais uma semana.

Na semana seguinte fui para a máquina ao lado, para trás da máquina que é quando as embalagens já estavam prontas para juntar em packs de 10, cintar e colocar na palete. 

Achei estranho, já que era a primeira vez que estava naquela posição, o chefe não me dirigia a palavra, não me ensinava e só falava quando eu não estava a fazer correto, mas deixei andar, ia aprendendo pelo erro.

 Na semana seguinte o mesmo chefe mandou-me para o princípio da máquina e eu não me importei porque eu gostava desse posto.

Quando fui ver o meu nome para saber qual o horário que faria na semana seguinte, ele já não estava lá. Questionei o chefe geral e ele contou-me que já tinha ido muita gente embora e o melhor seria entrar em contato com a empresa de trabalho temporário que me contratou.

 Assim o fiz e fiz mais uma semana com uma chefe ainda pior do que o anterior e depois fui despedida sem ser necessário ir trabalhar pois eu tinha que ser avisada com 7 dias de antecedência.

Apesar dos chefes, eu gostava do trabalho que fazia e até fiquei um pouco triste mas...se era para continuar num ambiente tóxico, foi melhor ter sido despedida e ir para o fundo de desemprego.

Um bolo por semana

  Eu quero aprender a fazer todos os tipos de doces que há no mundo. Eu quero dominar todas as técnicas. Eu quero elaborar muitos tipos de decorações. Eu quero...calma, vou aprender a fazer tudo, mas mais devagar.

Não posso por o carro à frente dos bois. O primeiro passo é aprender a fazer bolos caseiros...aprender a fazer as massas, recheios e coberturas.

Assim decidi começar a fazer um bolo por semana.

No final desta aprendizagem, quem sabe se já não terei dominado todas as técnicas e estarei apta para fazer todo o tipo de bolos? Quem sabe se não ganho um dinheiro extra fazendo bolos para fora? Quem sabe se abro um estabelecimento do Mundo doce para todos?

Sonhar por sonhar, sonha-se em grande, mas só começando no início é que poderei saber.

Vamos lá começar a aprender e a tornar o mundo mais doce.


Poupança Laboral

  Como já sabem no início de cada ano determino um nome para a poupança do ano.

Há alguns anos atrás o objectivo financeiro era para poupar para a independencia laboral.

E o que é a independencia laboral?

É poupar um ano inteiro para responder a uma simples pergunta:

" Quantos meses eu conseguiria ficar sem trabalhar por dinheiro?

Por exemplo:

Se ficasse sem emprego no final desse ano, quantos meses conseguiria sustentar a minha vida tal como ela estava?

Se pretendesse abrir um negócio próprio, quantos meses conseguiria sem receber ordenado, até o negócio ser auto sustentável e próspero?

Se o meu objectivo fosse tirar um tempo para mim própria, quantos meses poderia ficar sem trabalhar?

Se fosse despedida do emprego, quantos meses conseguiria ficar a procurar o emprego ideal para mim?

Acho que já perceberam o que é a independencia laboral por isso, comece já a  poupar, para você descobrir a sua resposta.

Aproveite os detergentes até ao fim

  Quando coloca a roupa a lavar, gasta o seu detergente até ao fim? Ou no fim fica sempre por ficar um pouco de detergente da roupa no fundo, pois por mais que o vire de pernas para o ar, não consegue ter paciência para que ele verta gotas.

A solução é colocar um pouco de água dentro da embalagem, não é preciso muito, só um pouquinho. Depois feche a tampa e abane, para que a água possa ir buscar todos os restos de detergente.

No final terá mais uma dose para lavar mais uma carga.

E se pensar por quê tanto trabalho por apenas um pouco de detergente? Pense em todos os detergentes que já comprou na vida...se sempre tivesse aplicado esta dica já teria lavado 1 dose em cada, provavelmente já teria poupado a compra de 2 detergentes ou mais detergentes.

Quem diz detergente da roupa pode aplicar a qualquer outro detergente.

Não como depois das oito

  Por norma janto por volta das 8 horas da noite e depois do jantar temos por hábito sentamo-nos um pouco um pouco no sofá a conversar, ou a ver um pouco de televisão, ou a ler e a escrever, antes de ir para a cama.

Cá em casa deitamo-nos cedo e levantamos cedo e até aí tudo bem, o mal está nos petiscos que vou fazendo até à hora de dormir.

No final do jantar, por vezes, fico com aquela vontade de "apetece-me algo, Ambrósio" e depois o Ambrósio da-me quadrados de chocolate, ou gomas, ou bolachas, ou gelados,etc

Apartir de hoje, está decidido, não vou fazer mais pedidos, depois das oito, ao Ambrósio.



Queijadas de Laranja

  Andamos fascinados com a laranja! Ela é tão facilmente transformada num produto doce. Dá para fazer bolos, bolachas, doces e até queijadas.

Sim, nós fizemos cupcakes de queijada de laranja. Está certo, têm razão queijadas não são cupcakes e cupcakes não são queijadas.

Queijadas são queijadas. Mas ora digam lá se não se parecem com uns lindos cupcakes?


Conta ou não para o desafio dos 200 cupcakes? Deixo aqui a incógnita para já, logo veremos se conta ou não 

Bolo Crocante

   O Mundo doce resolveu experimentar fazer outro bolo e o aspecto não foi dos melhores, mas o sabor estava lá.


Nesta altura percebi que preciso de aprender mais. E qual o melhor sítio para ir? A Biblioteca local, é claro. Fui direta à secção de livros de culinária e de doces e deparei-me com o livro bolos caseiros. Folheei-o e achei-o perfeito para o que eu precisava no momento.

Se estou no inicio da minha aprendizagem, não posso pedir já, que os bolos saiam todos perfeitos, mas se puder ter um livro que me ajude nesta caminhada, eu vou aproveitar.

Trouxe o livro para casa e pensei, agora Nesta casa só se vai ver bolos a toda a hora.

O exercício físico parou?

 


 Comecei mudar esta área com entusiasmo, a fazer mais caminhadas, a fazer mais abdominais por dia, a dançar dança de salão, a ter aulas de zumba e até fiz hidroginástica.

O meu corpo sabe que precisa fazer exercício físico e que só lhe faz bem, mas de vez em quando, a cabeça trai o corpo.

Quando fiquei doente, fiquei mais parada, fazer a caminhada das tampinhas, ou ir passear a cadela era muito duro para mim.

Eu fui ficando como o Garfield "De repente bateu uma vontade de fazer exercícios...ainda bem que já passou!

Como sou verdadeira em tudo o que faço é escrevo aqui, tinha de vos contar que o exercício físico parou durante um bom tempo, mas não há problema, não faz mal recuar, o importante é não esquecer o objetivo.

Vou recomeçar com calma, mas não vou desistir de fazer exercício físico. 

Objetivo financeiro de 2020

  No ano de 2020 houve uma pergunta que ouvi algures e que fez todo o sentido para mim.

Qual é a única coisa?

Eu apliquei esta pergunta ao dinheiro e perguntei-me: Qual é a única coisa financeira? Ou seja, qual é o único objetivo financeiro? ou seja, qual é o único objetivo financeiro porque vais lutar no ano de 2020? E eu respondi: No ano de 2019 juntei dinheiro para o pagamento de dívidas para então poder no ano 2020 começar do zero.

Assim, o objetivo do ano de 2020 foi poupar para a liberdade alimentar porque nos anos anteriores senti falta de alguns alimentos devido ao aperto financeiro.

No ano 2021 comemos (eu e a minha família) o que nos apeteceu. 

Adorei ver o frigorífico e a despensa cheios com alimentos saudáveis e variados e sem desperdício. Pudemos ir às compras sossegados sem medo de ultrapassar o orçamento alimentar. Fizemos receitas novas em casa para toda a família provar e experimentar novos alimentos.

Concluindo junte dinheiro para ter liberdade alimentar, ou seja, poupar para ter liberdade de escolha alimentar e não comer apenas o que o orçamento alimentar deixasse.

Música Earth Song

  


A música Earth song é uma chamada de atenção para os seres humanos. O que estamos a fazer a este mundo?

Em busca da evolução, do desenvolvimento, do consumismo e da ganância, nós estamos a poluir o ar, a desbravar florestas, a desenraizar pessoas do seu habitat natural e a matar animais.

Precisamos de pedir perdão ao mundo!

Apesar de todas as mudanças visíveis da nossa presença no planeta Terra, como as alterações climáticas, o degelo dos glaciares, a subida dos mares, os terramotos, os tsunamis e as tempestades, muitas pessoas continuam a viver as suas vidas como se nada estivesse a acontecer

Será que é só quando estivermos no fim, é que faremos alguma coisa? Será que é quando não tivermos mais opções é que vamos dar valor ao mundo que temos?

Precisamos voltar atrás, tal como no tempo da pandemia. Sim foi mau para a economia, mas foi ótimo para o Mundo. Ele ficou com o céu e as águas mais limpas...

Ouçam a música e reflicta! 

Se todas as pessoas se responsabilizassem pela sua quota parte era o ideal.

Vamos ajudar o nosso mundo a sobreviver porque ele é a nossa casa e precisamos dela para viver. 



Minimalista também faz compras?

  Muitas vezes me deparo com esta pergunta..

Ah! Minimalista também faz compras? Os Minimalistas também vão ao shopping?

Sem quererem ouvir as respostas vão logo dizendo "oh! Tu não és minimalista, mas sim consumista.'

Bah! Nem me dou ao trabalho de explicar quando as pessoas não estão preparadas para ouvir as respostas.

Agora vou responder como me apetecia ter respondido, mas fica aqui só entre nós.

Sim, eu fui às compras. Sim eu fui ao shopping. Sim eu fui comprar apenas o que precisava e fiquei feliz com o que adquiri. Mas não é por ir ao shopping que deixo de ser minimalista.

Uma hora offline pela manhã

  Tinha o hábito de, logo ao acordar, ver se tinha chamadas no telemóvel, mensagens no messenger, notificações do Facebook e distraia-me com o essencial.



Assim no primeiro dia do desafio offline, desliguei tudo na primeira hora do dia. Esse tempo usei-o para tomar café descansada, sem distrações, vizualizar o meu dia, escrever os meus objetivos e preparar-me para um novo dia de trabalho. 

Fiquei com a sensação que fiz mais nesta manhã do que muitas outras em que saia a correr.

Então pensei: " Se eu consegui fazer isto tudo numa hora, imagino o que conseguiria fazer em 2 horas, 3, 4 e por aí fora?

O que gosto de fazer?

  1- Gosto de ir ao supermercado, comprar os ingredientes para fazer uma receita nova.

2- Gosto de passear numa livraria/ papelaria e me perder entre os papéis, canetas, cadernos, agendas, etc e no final trazer um produto á minha escolha.

3- Gosto de ir á biblioteca e demorar a trazer a escolher um livro específico ou vários sobre um tema que quero ler. Gosto de passear pela biblioteca, por entre as estantes, cheia de livros há espera de serem lidos.

4- Gosto de caminhar sem pressas, aproveitando para apreciar tudo o que se passa á minha volta.

5- Gosto de ir para a praia nadar e enquanto apanho sol, pinto um desenho ao ar livre.

Pintura abstrata

 

Tenho pena que a foto que tirei, há muitos anos atrás, não tenha ficado focada. Quando a acabei de pintar a marcadores, ela estava linda com as folhas e flores e tudo o resto, em tons vivos.

Os telemóveis também não tinham a qualidade que têm hoje em dia e embora a foto não corresponda às cores reais, eu não a poderia retirar deste blogue de memórias das pinturas que já fiz.

O Vestido cinzento

 Este vestido já está roçado e tens pequenos furos.

Para andar com ele até ao fim do Inverno, tive que arranjar algumas soluções.


Tenho pena mas o vestido não fica para o próximo Inverno.

Mensagem num livro

   Mensagem de Paulo Curado- No livro "Um Estranho no meu coração"

"Quero ser muito feliz contigo, a vida nos uniu com um propósito de amarmos e sermos felizes para sempre. Um grande beijinho, desta pessoa que te ama muito. Paulo ama Carina."

Coisas que já tive e tenho saudades

1- Mealheiro My Fortune begins

 2- livro de colorir cupcakes

 3- Agenda de Paulo Coelho Simplicidade 

 4- Mealheiro de lata da Mochinha


5- Saco de pano com mandala 


Sopa de cotovelos com chouriça

  Estava com muita vontade de fazer uma canja que ajudar a limpar o estômago.

Peguei nos ossos de frango e pus na panela juntamente com água e sal. Deixei ferver, retirei os ossos para colocar as pevides, letras, o que fosse. Fui à dispensa procurei e nada. Tive que improvisar, coloquei massa de cotovelos, juntei umas ervas próprias para massas e um chouriço corrente cortado em pedacinhos muito pequeninos e deixei cozer.

Depois de pronta, coloquei duas colheres de sopa no prato e adorei.



O Caderno dos Sonhos

     Uma palavra para descrever este livro: Excecional!

O livro " O Caderno dos Sonhos" fez-me perceber que a vida é muito mais do que uma sucessão de dias. A vida é para ser vivida na sua plenitude e que nós todos, deveríamos poder realizar os nossos sonhos.

Depois de começar a ler este livro, algo em mim mudou. Comecei a desejar ter o meu caderno de sonhos...mas vamos primeiro ao livro...

Numa manhã Telma e Louis vão ter um acontecimento que mudará as suas vidas. Louis tem um acidente e entra em coma e Thelma entra numa espiral destrutiva, mas um dia encontra o caderno de sonhos de Louis e propõe-se a realizar é a fotografar todos eles na tentativa de acordar Louis do coma.

Será que ela consegue realizar todos os sonhos de Louis? Será que Louis acorda do coma?

Leia o livro!

Não passo a ferro!

   Este desafio já o fiz há algum tempo. Sim! Fiquei um mês inteiro sem passar a ferro e depois fiquei o mês seguinte e foi assim que deixei de passar a ferro de vez.

Vou contar como foi então:

Normalmente colocava a roupa a secar, recolhia-a e jumtava-a num monte para nos dias de folga, a passar a ferro.

Eu passava tudo, desde calças de ganga, toalhas, lençóis, etc ( só não passava roupa interior).

Como podem imaginar o monte era muito grande e eu passava tardes a fio a passar a roupa a ferro... até o dia que me cansei.


E sabem que mais? Não precisei mais e se pensam que andava com a roupa amarrotada, estão enganados. Há um truque muito simples que eu utilizo, ora vejam:

Depois de colocar a roupa a lavar na máquina ( com detergente e amaciador) sacudir as peças de roupa para secarem esticadas. Depois de seca, recolha uma peça de cada vez, vire a roupa para o lado direito (ficando as costuras para dentro). Por fim dobre-a e coloque no cesto tal e qual como se a fosse guardar.

Se aplicar este método verá que se retirar uma peça um mês depois, ela estará impecável para a vestir

Nota: as camisas coloque numa cruzeta e deixe secar ao sol.

Faça a poupança dos livros

  É fã de livros? O seu passatempo preferido é a leitura?

Quando temos um passatempo que gostamos, o mais frequente é gastarmos dinheiro com ele, neste caso comprando livros. Mas por que é que não faz uma poupança deste passatempo?

Não compre livros, adquira-os numa biblioteca perto de si ou peça emprestado a amigos e familiares, etc.

Depois de o ler coloque o valor da última página no mealheiro, ou seja, se leu um livro com 426 páginas, coloque 4, 26 € no mealheiro.

Ah! Não se esqueça de devolver o livro.



Da baixa para o despedimento

   Após quase 3 anos de baixa médica por causa de ter tido ataques de pânico. Andei na psiquiatria de medicamentos em medicamentos até ao dia que tive que ser internada no Magalhães Lemos para ajustar a medicação própria para mim. Aí diagnosticaram- me que tinha Depressão nervosa Major com alteração de personalidade.

Pouco depois, recebi alta da junta médica. É claro que reclamei, pois ainda não me sentia preparada para ir trabalhar. Pedi nova reavaliação e entretanto juntei todos os certificados de todos os médicos onde andava,  para levar á segunda junta médica

Quando fui chamada não quiseram saber desses documentos, basearam-se na opinião da médica que me atendeu da primeira vez e voltaram-me a dar alta.

Se não se baseiam nas novas declarações médica, faz sentido pedir nova avaliação. Enfim só perdi tempo e dinheiro.

Fui falar com o meu patrão e como ele não me  conseguia pôr a fazer trabalhos mais leves, despedi-me. Fim de contato.

10 sugestões de livros

1- "Um Passo de cada vez"
Mais de 150 desafios em diferentes áreas da vida. De Carina Dinis.

2- "A Contadora de Histórias"- 
Amor. Traição. Perdão. Uma história que vai mudar tudo. De Jodi Picoult. Bertrand Editora.

3- "Amor guloseimas. De Kate Jacobs.

 

4- "A CABANA"- A História de uma conversa com Deus que mudará a sua vida para sempre. 7 milhões de livros vendidos nos EUA. De WM. Paul Young.

5-"O meu amigo Billy"-
Como o amor de um gato mudou para sempre a vida de um rapaz autista. De Louise Booth.

6-"TRATE A VIDA POR TU"- Descubra o curso de realização pessoal mais seguido em Portugal e tenha a vida com que sempre sonhou. 3° edição- 10 000 exemplares. De Daniel Sá Nogueira. Editora Lua de Papel.


7-"A VIAGEM DE NALA"
Um homem, uma gata e uma aventura de bicicleta à volta do Mundo. De Dean Nicholson.

8-"CORRER (NÃO) É PARA MENINAS"- Um livro para todas as Mulheres: as que já correm, e as que querem começar. De Alexandra Heminsley. Editora ASA.

9-"A menina que não sabia ler"- De John Harding.

10-"TODA UMA NOVA VIDA"- Como realizar os seus sonhos e vencer o medo e as emoções negativas. De Lucia Giovannini.a

Livros de Jodi Picoult

  


Ainda só li um livro de jodi Picoult mas tenho que continuar a ler porque a sua leitura é surpreendente

  1. A contadora de Histórias

Encontrei o meu salário de sonho

   Já tinha feito a entrevista na empresa de doces e fiquei á espera de resposta. Passaram mais de 15 dias e nada. Decidi ligar novamente pa...

Mensagem mais vistas